CRÓ HOTEL RURAL – Um refugio natural entre bosques e serranias


Inserido na paisagem natural da Beira Interior, longe de tudo, mas perto de algumas das mais bonitas aldeias históricas, o Cró Hotel Rural, é um novo conceito de hotel rural, criado de raiz para integrar o complexo termal do Cró, uma referencia a nível nacional.

Inaugurado no verão de 2015, esta moderna unidade hoteleira a 15 quilómetros da cidade do Sabugal, oferece a quem o visita, um ambiente acolhedor, com uma decoração sóbria e elegante, em que a madeira tem um lugar predominante, que predispõe ao descanso e ao relax.

O Cró dispõe de 30 quartos (26 duplos e 4 suites com varanda), acolhedores e confortáveis, com um ou outro apontamento mais tradicional, como o porta revistas em bracejo. 

Contudo o que chama mais a atenção é a casa de banho, pela sua conceção e modernismo, mas também pela banheira panorâmica, que convida a um relaxante banho de imersão, enquanto espraiamos o olhar pelos campos circundantes.

Perfeito para os adeptos do termalismo, já que está paredes meias com o balneário termal, cujas aguas medicinais do rio Côa, (com utilização milenar e reconhecimento oficial desde o Sec. XVIII), estão indicadas para o tratamento de várias doenças, sobretudo músculo-esqueléticas, reumáticas, respiratórias e dermatológicas.

A piscina lúdica, provavelmente o espaço mais emblemático do balneário termal, graças a uma arquitetura invulgar, a que todos os hospedes têm acesso gratuito, onde poderão fazer o circuito hidrodinâmico com águas aquecidas (não terapêuticas) e experimentar os jacuzzis e os jatos de massagem que fazem as delícias de crianças e adultos.

No Restaurante, a ementa privilegia a gastronomia regional, com um toque de contemporaneidade, mas sobretudo com um sabor muito requintado.

No exterior, para quem gosta de caminhadas, existem vários trilhos como o que leva às ruinas do antigo balneário contruído em 1935, serpenteando pelas margens da ribeira do Boi. De carro, rapidamente se chega ao Sabugal ou a Almeida e ainda às aldeias históricas de Sortelha ou Castelo Mendo, não esquecendo a Serra da Malcata.

Muitas são as razões para escolher este hotel, para uma escapadinha de fim de semana, ou para uma estadia mais prolongada, quem sabe aproveitar os tratamentos termais ou tão só os do spa.

Para alem de tudo o que já enumeramos, não podemos deixar de salientar a simpatia, eficiência e profissionalismo com que todo o staff do hotel e do balneário termal, nos acolheu e nos fez sentir em casa.

 

 

Sobre o bracejo:

O bracejo é uma erva ou pequeno arbusto, se assim lhe podemos chamar, que cresce na Serra da Malcata. Em tempos idos, o bracejo era utilizado nas mais variadas utilizações quotidianas que, principalmente naquela zona do país, lhe era dada. A mais presente e vulgar na nossa memória será a das vassouras utilizadas pelas nossas avós.

Felizmente esta planta, foi reinventada por um ateliê de artesãos de Sortelha que têm produzido verdadeiras obras de arte que o  Cró aproveitou para a sua decoração, desde logo na receção, onde podemos encontrar cestos de pão, candeeiros e até um banco construído com este material.