“Terras Sem Sombra” – põe em destaque o AZEITE


Um dos objetivos do “Terras Sem Sombra” é o de fomentar o desenvolvimento regional, dando relevância aos produtos regionais alentejanos potenciando desta forma a economia local. A edição de 2017, tem como produto em destaque o AZEITE.

Aquele que é um dos produtos mais caraterísticos de Portugal, tem vindo a adaptar-se às inovações tecnológicas tendo, por isso, no futuro, uma palavra a dizer não só no Alentejo, mas também no país.

Segundo José António Falcão – Diretor geral do Terras Sem Sombra  – “Infelizmente, muitos portugueses ainda não conhecem esta mais-valia, não a apreciam suficientemente, e sentimos que era nossa obrigação partilhar este património”.

Neste contexto e tendo por base a escolha do azeite, nesta 13ª edição do Festival, a sua apresentação começou na Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.

Luís Mira Coroa – presidente da assembleia-geral da Cooperativa – não esconde a sua satisfação pelo facto de o azeite ser incluído num cartaz como o do Festival Terras Sem Sombra, garantindo “um azeite de grande qualidade” a todos os que venham assistir ao Festival.

Quando questionado sobre o porquê da escolha da Cooperativa para o inicio da apresentação do Festival, José António Falcão, referiu a importância da instituição na “economia social”, “não só na valorização do seu setor, mas também na distribuição de rendimentos e na qualificação dos seus muitos associados, atualmente mais de três mil”.

O “Terras Sem Sombra” vai decorrer entre 11 de fevereiro e 1 de julho, tendo como ‘palcos’ os concelhos de Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja.

Os concertos, com entrada gratuita, são aos sábados à noite (sempre em monumentos, maioritariamente igrejas), sendo antecedidos por visitas guiadas ao património das cidades e vilas que pertencem ao roteiro do evento.

Aos domingos de manhã, terão lugar as atividades de divulgação e sensibilização para os tesouros naturais alentejanos.

Poderá consultar toda a programação do Festival “Terras Sem Sombra” aqui.